Nos próximos dias os preços dos charutos cubanos deverão subir substancialmente. Segundo fontes, a Habanos S.A. pretende introduzir uma política internacional de homogeneização dos preços de venda, a exemplo do que acontece com algumas marcas globais de produtos de luxo.

A má notícia para os apreciadores dos aclamados Habanos é que o mercado utilizado para o benchmarking de preços é o de Honk Kong, onde se aplicam um dos preços mais altos nesse produto.

As marcas mais impactadas serão Cohiba e Trinidad e as linhas Linea de Oro, da Romeo y Julieta, e a Linea 1935, da Montecristo. Estes produtos de grande destaque no portifólio da Habanos S.A. deverão ter seus preços de venda em todo o mundo equiparados aos praticados em Honk Kong.

As outras marcas da Habanos S.A. (classificadas como Globais, de Valor, de Volume e Outras) também sofrerão um reajuste com percentuais variados, abaixo do aplicado nas marcas e linhas citadas acima, mas que elevarão os preços desses produtos em relação aos praticados atualmente nos outros mercados atendidos pela empresa.

Falamos com alguns especialistas internacionais e muitos expressaram a preocupação de que a nova política poderá deixar os preços inviáveis em alguns mercados já que os reajustes poderão chegar a mais de 100% em alguns casos. Esse cenário poderá também levar ao fechamento de algumas La Casa del Habano ao redor do mundo.

Os impactos da nova política de preços no mercado brasileiro ainda são imprevisíveis, tendo em vista que a alta carga tributária e instabilidade cambial já faziam desse mercado um dos mais caros do planeta.

Os novos preços já deverão entrar em vigor no início de maio.

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