Mais de 2000 profissionais e aficionados de 110 países se reuniram em Havana de 27 de fevereiro à 3 de março para a 23ª edição do Festival Del Habano. Como já é tradição, os resultados referentes à 2022 e os novos produtos para 2023 foram apresentados na Conferência de Imprensa que abre o evento.

A empresa apresentou seus resultados com um crescimento de 2% nas vendas em relação à 2021 e uma receita total de 545 milhões de dólares no ano de 2022. Os principais mercados dos Habanos em 2022 foram Espanha, França, Alemanha, China e Suíça, com a Europa mantendo-se como o principal mercado consumidor da empresa, representando 53,7% do volume de vendas. Os outros mercados ficaram em 19,3% para Ásia-Pacífico, 15,3% para as Américas e 11,7% para África e Oriente Médio.

Partagás Linea Maestra

Em relação aos novos produtos, a grande estrela deste Festival del Habano foi a nova linha dentro da tradicional marca Partagás. A Linea Maestra chega em 3 novas bitolas: Maestro (cepo 56 por 132 mm), Origen (cepo 46 por 154 mm) and Rito (cepo 52 por 168 mm). A nova linha será vendida em estojos azuis laqueados com 20 charutos em cada e todas as suas bitolas trazem de volta ao portifólio de produção regular da Habanos a “cabeza tumbada”. Esse acabamento faz com que a cabeça dos charutos vá se estreitando como um “figurado”, mas termine com a ponta mais arredondada como nos “parejos” (veja fotos dos charutos da linha). Outra curiosidade da linha é que todas as folhas utilizadas na composição dos charutos vem de San Luís, uma das principais regiões produtoras em Vuelta Abajo.

Partagás Linea Maestra

A marca Montecristo apresentou seu primeiro lançamento dentro da linha Open desde a criação da linha em 2009. O Montecristo Slam é um “parejo” de cepo 52 por 142mm e vem em caixas de 20 unidades e embalagens com 5 petacas de 3 unidades.

Montecristo Open Slam

Para a venda exclusiva nas La Casa del Habano a novidade é o Bolivar New Gold Medal (cepo 48 por 165mm). Essa é uma nova versão do tradicional Gold Metal que foi descontinuado há alguns anos, mas com cepo mais grosso, já que a edição anterior tinha cepo 42. Como seu predecessor o New Gold Metal vem com 50% do seu corpo coberto por um papel alumínio em dourado, a segunda anilha de Exclusivo La Casa del Habano e será vendido em caixas de 10 unidades.

Bolivar New Gold Medal

Ainda exclusivo para as La Casa del Habano, mas também para as lojas Especialistas en Habanos, foi apresentado o Romeo y Julieta Cupidos (cepo 55 por 148mm). Este “figurado” chega em estojos de 20 unidades.

Romeo y Julieta Cupidos

A série Gran Reserva retorna com o Cohiba Esplendidos (cepo 47 por 178mm) Cosecha 2017. Essa tradicional bitola será produzida com todas as folhas com envelhecimento de 5 anos em uma série de 5 mil estojos numerados com 15 unidades.

Cohiba Esplendidos Gran Reserva Cosecha 2017

As marcas Vegueros e La Gloria Cubana também incorporam novas bitolas ao seu portifólio de produção regular. O Vegueros Centrogordos (cepo 54 por 100mm) chega em latas de alumínio com 16 unidades e o La Glória Cubana Turquinos (cepo 50 por 141mm) em caixas de 10 unidades.

Vegueros Centrogordos

Apesar da Habanos não divulgar a data de chegada dos lançamentos apresentados ao mercado, os produtos deverão começar a chegar somente no final de 2023 e durante 2024.

La Gloria Cubana Turquinos

DEIXE UM COMENTÁRIO