20 anos celebrando um prazer
Encontrar uma ampla variedade de marcas e bitolas de charutos a preços muito acessíveis e poder degustá-los em virtualmente qualquer lugar, de restaurantes a saguões de hotéis – situação inimaginável na maioria dos países do mundo, faz de Cuba um verdadeiro paraíso para os charuteiros.
E não há época melhor para visitar a maior ilha do Caribe que no Festival del Habano. Durante uma semana, o maior festival de charutos do mundo apresenta ao mercado os novos lançamentos da indústria e proporciona aos aficionados a oportunidade de degustar estes lançamentos em primeira mão, além de viver experiências únicas como visitas à fábricas e plantações e mais uma série de atividades ligadas ao conhecimento e ao prazer de se fumar um bom charuto.
A abertura do Festival aconteceu com a conferência de imprensa onde a Habanos S.A., empresa que controla todos os processos de produção e comercialização dos charutos Cubanos, apresenta os resultados do ano anterior e as novidades que entrarão em seu portifólio de produtos.
A empresa manteve a tendência dos últimos anos e teve um crescimento de 12% em receita sobre 2016, representando um volume de 500 milhões de dólares. Outro dado importante apresentado foi um share de Mercado de 70% em unidades e 80% em valor (desse número exclui-se o mercado norte americano onde os charutos não podem ser comercializados em função do bloqueio econômico imposto pelos EUA à Cuba).
Uma das grandes novidades do Festival deste ano também foi uma nova competição criada pelos organizadores, o Habanos World Challenge.
Noite de Abertura
A noite de abertura foi realizada no Salão de Protocolo El Laguito, um dos mais elegantes da ilha, e apresentou a primeira reserva da marca Cohiba. O Cohiba Reserva Cosecha 2014 sai na tradicional bitola Robusto (cepo 50 por 124mm de comprimento) e tem todas as suas folhas envelhecidas por 3 anos. A novidade será vendida em 5 mil estojos numerados com 20 unidades cada. A noite foi embalada por um dos grupos musicais mais conhecidos em Cuba, Los Van Van. Esta banda, considerada os Rolling Stones da Salsa já recebeu várias premiações no Grammy Latino.
Noite de Homenagem ao Festival del Habano
O Festival del Habano celebrou seus 20 anos na noite da quarta feira. Em uma noite que uniu cultura e gastronomia, as homenagens se iniciaram no elegante Teatro Martí. Neste teatro, construído em 1884, os participantes foram brindados com apresentações musicais e de dança que foram intercaladas por vídeos com depoimentos e fatos importantes dos 20 anos do Festival. Após as apresentações os participantes foram para um dos pontos turisticos mais marcantes de Havana, o imponente Gran Teatro de La Habana, onde foram brindados com um grande jantar que uniu música, gastronomia e arquiterura para fechar uma noite memorável.
Noite de Gala
A tradicional Cena de Gala encerrou o XX Festival del Habano na última sexta-feira em uma noite de apresentação de duas novas bitolas na Linha Maduro da Partagás. O Maduro No.2 (cepo 55 por 120mm de comprimento) e o Maduro No.3 (cepo 50 por 145mm de comprimento) juntaram-se ao Maduro No.1 (cepo 52 por 130mm de comprimento), lançado no ano de 2015, para completar o trio dentro desta tradicional marca da Habanos.
O jantar recheado de performances de dança e apresentações de renomados cantores e grupos musicais. O ponto alto da noite foi a apresentação da banda Orishas, uma das maiores sensações da nova música cubana, esta premiada banda que mistura hip hop com a tradicional música cubana fez com que muitos convidados se levantassem para dançar se esquecendo por alguns minutos da formalidade do evento. Como de costume, o leilão de caridade em favor do Sistema de Saúde Pública Cubano encerrou mais uma edição deste magnífico festival.