Mais um importante passo foi dado hoje para a reaproximação comercial entre Estados Unidos em Cuba. Dentre algumas medidas visando incrementar o comércio e viagem entre os dois países, a administração de Obama deu a melhor notícia do ano para os aficionados americanos; o fim da restrição para charutos e rum cubanos nos Estados Unidos.

No entanto, a medida só vale para os viajantes que forem para países onde estes produtos são vendidos e desde que sejam para o consumo pessoal. Em dezembro de 2014, quando os países reataram as relações diplomáticas o limite era de 100 dólares em produtos cubanos por pessoa. Agora, não há mais o limite de valor.

O viajante poderá trazer para os Estados Unidos até 100 unidades de charutos e 200 de cigarros até o valor limite de 800 dólares com isenção de imposto. O excedente de unidades ou valores estará sujeito ao pagamento de impostos alfandegários.

Vale lembrar que a medida só se aplica à produtos comprados em viagem. A importação e compra online destes produtos ainda não é permitida. A venda destes produtos dentro do território norte americano também continua sendo considerado crime.

Desde a aproximação de Estados Unidos e Cuba, o turismo americano na ilha vem crescendo exponencialmente. Resta saber o impacto que a nova medida vai trazer para o mercado de charutos cubanos, não só em Cuba, mas em todo o mundo.

DEIXE UM COMENTÁRIO