Uma das grandes novidades deste Festival del Habano foi a primeira edição do Habanos World Challenge. Em contraste com o já tradicional Habanossommelier, esta disputa busca envolver aficionados e profissionais de uma maneira mais informal.
Outra diferença entre as competições é que no Habanos World Challenge os participantes concorrem em duplas. Nesta primeira edição, sete duplas representando Bélgica, Cuba, Chipre, Emirados Arabés Unidos, Itália, Libano e Sérvia participaram da preliminar no primeiro dia do Festival.
Entre as provas desta primeira fase estavam um teste escrito de conhecimento sobre o mundo dos Habanos, uma degustação às cegas de dois charutos e uma apresentação que envolvia demonstrações de corte e acendimento do charuto e uma harmonização entre charuto e bebida escolhidas por cada uma das duplas.
A final aconteceu após a disputa do Habanossommelier no último dia do Festival e teve um formato que lembrava uma competição de televisão. Nela, Daylin López e Mayli Mostaza representando Cuba e Raffi Der Garapetian e Alexis Tselepis representando o Chipre tinham que apertar uma campanhia para responder vinte cinco questões de múltipla escolha e depois para selecionar um tema para fazer uma apresentação.
A competição se encerrou com uma degustação as cegas onde os participantes tinham que advinhar o charuto e a bebida que estavam experimentando. Em uma disputa muito acirrada, Raffi Der Garapetian e Alexis Tselepis do Chipre levaram a melhor e conquistaram a primeira edição do Habanos World Challenge.
A nova disputa se mostrou um sucesso em sua primeira edição e certamente ocupará um lugar de destaque dentro do programa do Festival del Habano.
Resultados da 1ª edição do Habanos World Challenge:
Vencedores: Raffi Der Garapetian e Alexis Tselepis (Chipre)
Segundo lugar: Daylin López e Mayli Mostaza (Cuba)