
Os últimos anos tem sido especiais para os charuteiros no Brasil. Com o aumento do consumo e a chegada de novas marcas, a oferta de charutos nunca foi tão grande e hoje é possível experimentar vários blends, linhas e bitolas dos mais variados países produtores.
É verdade que a variedade de marcas cubanas já foi maior no país. Em 2014 a Emporium Cigars, importador exclusivo dos charutos cubanos para o Brasil, passou por uma reestruturação e marcas como Punch, Vegas Robaina, Ramon Allones, San Cristóbal de La Habana, Fonseca e Rafael González pararam de ser importadas pela empresa.
Mas ao que parece, o movimento também se inverteu quando falamos de Cubanos. Em 2020 tivemos a chegada de uma das marcas mais conceituadas da Habanos S.A. e um verdadeiro sonho de consumo para muitos brasileiros, a Trinidad.
E em 2021, mais uma marca desembarca por aqui, a El Rey del Mundo. Esta marca fundada em 1882 por Antonio Allones se estabeleceu como uma marca muito prestígio com charutos de Fortaleza suave a média, muito aromáticos e equilibrados.
Entre seus ilustres apreciadores esteve ninguém menos que Zino Davidoff que em seu livro “The Connoisseur Book of the Cigar”, de 1967, dizia que a marca era uma “nobre essencial” no acervo de todo verdadeiro conhecedor de charutos.
No entanto à partir da década de 80 do século passado a marca passou a perder espaço, visto que a preferência por charutos de Fortaleza mais forte começou a ficar mais popular entre os charuteiros.
Nas duas primeiras décadas do século XXI a marca teve seu portifólio drásticamente reduzido à apenas duas bitolas no seu portifólio de produção regular, a Choix Supreme e a Demi Tasse. E é exatamente a Choix Supreme a primeira delas a entrar no mercado nacional. Com cepo 48 por 127mm de comprimento, a Bitola é bem próxima da Robusto, que tem cepo 50 por 124mm de comprimento.
Embora seu portifólio regular não seja tão extenso, a marca tem se tornado uma das grandes vedetes das Edições Regionais da Habanos. E é exatamente dada a essa popularidade que a El Rey del Mundo passa a chegar por aqui. A marca também foi selecionada para ser a segunda Edição Regional dedicada ao Brasil, com lançamento previsto para as próximas semanas.
Enquanto essa cobiçada ER ainda não chega, uma boa dica é já ir se familiarizando com a marca provando as suas duas bitolas de produção regular.