Existem marcas no mundo que são referência de status em seus segmentos e representam muito mais que um produto. Assim é a Cohiba. Marca criada em 1966 pela cubana Célia Sánchez, a Cohiba era uma marca destinada a Fidel Castro e usada como presente diplomático para chefes de estado.
Esta situação gerou uma grande curiosidade e criou uma aura em torno da marca que era a preferida do líder da Revolução Cubana e também um produto tão exclusivo. No início dos anos 80, finalmente os Cohibas passaram a ser comercializados e, assim, chegar às mãos dos aficionados.
Cohiba, na linguagem dos índios Taínos, representava o maço de folhas enroladas que eles fumavam na época em que Cristovão Colombo chegou à ilha de Cuba em 1492. Hoje representa a marca dos melhores charutos do mundo. O que faz do Cohiba um charuto tão especial é que este puro – como os charutos são chamados em Cuba – é elaborado com as melhores folhas de San Juan y Martinez e San Luis, micro regiões dentro da província de Pinar del Rio reconhecida como o melhor terroir do mundo para o plantio do tabaco.
Uma terceira fermentação das folhas também faz com que este puro fique mais aromático, saboroso e equilibrado. Por fim, a utilização da folha medio tiempo, uma folha muito rara e que aparece em somente algumas plantas do tabaco, conferem ainda mais sabor na linha Behike, a linha mais premium da marca.
Por ocasião do seu cinquentenário, a marca nos brindou com três lançamentos apresentados no maior festival de charutos do mundo, o Festival del Habano, que aconteceu entre os dias 29 de fevereiro e 4 de março.
O primeiro deles, o Cohiba Medio Siglo (cepo 52 por 102mm de comprimento), será incorporado na linha 1492, também conhecida como linha Siglo. Este havana segue a característica de sabor médio que identifica esta linha.
Uma série limitada de 1.966 umidores com 20 unidades trará o Cohiba Majestuoso 1966 (cepo 58 por 150mm de comprimento). Estes umidores numerados foram feitos com um design vintage e curvilíneo que era muito característico e popular no ano de lançamento da marca. Este charuto possui sabor forte.
A grande estrela, no entanto, foi o Cohiba 50 aniversário (cepo 60 por 178mm de comprimento). Este puro de sabor médio a forte introduz o cepo 60 no vitolário da Habanos e será vendido em 50 umidores com 50 puros sendo todos os charutos numerados em suas anilhas. O Cohiba 50 Aniversário traz ainda uma segunda anilha no “pé” do charuto com o primeiro desenho da marca.
O Conexão Tabaco foi o primeiro meio de comunicação no mundo a antecipar a notícia deste lançamento como vocês podem ver em nossa reportagem de 26 de novembro de 2015 (mais abaixo nesta página).
Estas novidades puderam ser conhecidas mais de perto na Noite de Gala no encerramento do XVIII Festival del Habano. Quem se dispôs a pagar aproximadamente 700 dólares pelo ingresso, desfrutou de um belo jantar com várias apresentações artísticas e ainda pode experimentar dois dos lançamentos; o Cohiba Medio Siglo e o Cohiba Majestuoso 1966.
As 1.500 pessoas que estiveram presentes no evento e puderam acompanhar o Leilão do umidor de numero 01 do Cohiba 50 Aniversário que em seu design inovador tem folhas de tabaco cobertas em ouro 24 quilates, o que conferiu à peça uma belíssima impressão visual. A peça saiu por nada menos que 320 mil euros.
Foi uma bela noite para encerrar mais um Festival del Habano e para homenagear a marca de charutos mais cobiçada do mundo.