A quinta edição do festival Puro Sabor foi realizada na última semana, dos dias 16 a 20 de janeiro, na Nicarágua. A cidade histórica de Granada e Estelí, conhecida como a capital do tabaco do país, receberam mais de 200 aficionados de vários países do mundo.
O primeiro dia de atividades, nas cidades de Granada e Masaya, tinha como foco principal proporcionar experiências ligadas ao turismo local. Na parte da manhã os visitantes fizeram um passeio de barco pelas Isletas de Granada, um conjunto de mais de 360 ilhas vulcânicas no grande Lago Nicarágua.
O almoço foi realizado na reserva natural do vulcão Mombacho, um dos mais icônicos do país, e várias atividades como caminhadas, tiroleza e degustações de charutos e cafés animaram a tarde do primeiro dia de evento.
O final da tarde foi reservado para uma experiência única, uma visita ao vulcão Masaya. Este vulcão ainda está ativo e é possível ver a lava ao fundo de sua imensa cratera.
A noite de abertura foi realizada em uma fortaleza espanhola de 1748 chamada La Pólvora. Nada menos que 5 charutos foram distribuidos enquanto todos desfrutavam de um jantar típico Nicaraguense.
Na quarta feira, dia 18 de janeiro, os participantes foram para a cidade de Estelí e às atividades ligadas ao tabaco começaram.
O casarão principal da plantação de Nestor Plasencia recebeu os aficionados para um almoço campesino e apresentou seu mais novo lançamento, o Plasencia Alma Fuerte. O almoço marcou a abertura de uma verdadeira imersão no mundo do tabaco, com visitas a várias fábricas e plantações, e na cultura Nicaraguense com os jantares típicos regados a muito rum, coquetéis e charutos.
Marcas como Joya de Nicarágua, Padrón, Oliva, Rocky Patel, entre outras, receberam a todos de braços abertos promovendo muitas experiências relacionadas a todos os processos de produção dos seus premiados puros.
A Noite de Gala, na imensa fábrica da Drew Estate, encerrou com chave de ouro mais uma edição deste festival que cresce a cada ano.
Bela reportagem. Lança a Nicarágua no mundo do charuto brasileiro