Um dos momentos muito esperados do Festival del Habano e, nesse caso, do Habanos World Days é a apresentação dos resultados da empresa. Em uma versão virtual da tradicional Conferência de Imprensa Leopoldo Cintra González, Vice-presidente Comercial, e José Maria López Inchaurbe, Vice-presidente de Desenvolvimento, revelaram fatos e números referentes ao resultado de 2020.
A Habanos S.A. apresentou uma receita de 507 milhões de dólares, representando uma queda de 4% em relação ao resultado de 2019. Apesar da queda, o número foi comemorado pela devido à todos os problemas causados pela pandemia de Covid-19.
A grande surpresa foi o anúncio da China como o principal mercado da empresa. Confirmando o seu crescimento nos últimos anos, o país ultrapassou a Espanha, que era o tradicional líder em vendas de Habanos. Depois de China e Espanha, vem França, Alemanha e Suíça.
Segundo Leopoldo Cintra González, o posto alcançado pela China foi conseguido por um somatório de fatores como o trabalho dos distribuidores e pontos de vendas locais, o crescimento do mercado consumidor e o lançamento de edições celebrando o calendário Chinês.
Como bloco a Europa ainda é a líder em vendas de Habanos representando 60% do volume de vendas e 53% do valor de vendas. O bloco conseguiu um crescimento de 2% em volume mesmo com a queda em vendas dos Duty Free, que são um canal importante para a composição do faturamento da região, mas foram pouco representativos dadas as restrições de viagens.
Em volume de vendas, depois da Europa, temos Asia-Pacífico (16,2%), America (13,6%) e Africa e Oriente Médio (10,4%).
No geral, países e mercados que tinham seus resultados muito relacionados ao turismo, como Cuba entre outros, tiveram uma queda no volume que foi compensada pelo crescimento do mercado interno de vários outros países importantes. Cuba que normalmente se classificava com o 5º mercado em volume de vendas, em 2020 não figurou entre os top 10.
Apesar da ligeira queda no faturamento global, os números foram considerados satisfatórios e os Diretores se mostraram confiantes na recuperação da empresa no ano de 2021.
Conheça os lançamentos da Habanos para 2021.