O Cigar Aficionado Big Smoke em Las Vegas é um evento que todo charuteiro que se preze deveria ir pelo menos uma vez na vida. Não só porque o evento acontece em uma cidade que pode ser chamada de capital mundial do entretenimento. Não só porque é o evento anual da maior revista de charutos do mundo. Não só porque lá é possível conhecer pessoalmente alguns dos maiores nomes da indústria do charuto. Mas também porque é uma mais uma grande festa do charuto, que junta aficionados de todo os Estados Unidos e de alguns outros países.
O Big Smoke aconteceu de 11 a 13 de novembro, no centro de convenções do The Mirage Hotel & Casino, em Vegas. O evento é separado em duas partes: seminários e noites Big Smoke.
Nas noites Big Smoke, os participantes recebem um talão com tickets que podem ser trocados por charutos em cada um dos mais de 30 estandes das principais manufaturas do mundo (off Cuba). Em cada um dos estandes é possível conhecer figuras icônicas que representam estas marcas, como Rocky Patel, Carlito Fuente e Litto Gomes, entre outras. É também uma oportunidade de ter uma caixa, boné ou bolsa autografados, além de garantir uma foto com essas personalidades.
Neste ano, marcas de bebidas como Johnnie Walker, Lagavulin, Jack Daniel’s, Guinnes, Ron Diplomáticos eram apenas uma das opções para harmonizar com os puros que esfumaçavam o ambiente. Uma seleção de tira-gostos preparados por restaurantes renomados da cidade complementava a noite de libações.
As noites Big Smoke aconteceram das 18h30 às 21h30 da sexta-feira e sábado. Este ano pela primeira vez, foi oferecido um ingresso VIP que permitia a entrada antecipada à partir das 17h30, garantindo uma hora a mais de diversão.
Os seminários aconteceram nas manhãs e início de tardes de sábado (12/11) e domingo (13/11). Um dos temas mais esperados foi o A Cigar Lover’s Guide to Cuba (Um guia de Cuba para o amante do charuto), que contou com muita interação do público, visto que a mudança das políticas do Governo Norte Americano em relação à Cuba tem permitido boom de turistas estadounidenses na ilha.
O sábado também foi o dia de degustar os 3 primeiros charutos (off Cuba) do Top 25 de 2015 eleito pelo júri da Cigar Aficionado. Os charutos foram: My Father Le Bijou 1922 Torpedo Box Pressed (1o lugar), CAO Flathead V660 Carb (3o lugar) e Arturo Fuente Don Carlos Belicoso (4o lugar). Lembrando que o segundo lugar no ano de 2015 ficou para o cubano Ramon Allones Specially Selected.
No domingo as atividades se seguiram com o já tradicional “Enrole seu Próprio Charuto”, conduzido pela equipe da La Glória Cubana (não a cubana, mas a marca de propriedade da General Cigars e produzida na República Dominicana), onde os participantes passam pela experiência de preparar um charuto. Esta atividade premia os melhores charutos e o mais criativo, o que faz com que ela se desenvolva em uma atmosfera de muita diversão. O vencedor do melhor charuto levou um lindo umidor da marca.
Os single malts escolhidos foram o Bowmore 18 Year Old (Islay), o Glenmorangie Lasanta (Highlands), Balvenie 12 Year Old Doublewood (Speyside) e o Glenkinchie 12 Year Old (Lowlands), reprensentando quatro das cinco regiões produtoras destes destilados na Escócia.
Veja aqui a lista completa de seminários e horários.