Os olhos do mundo do charuto estiveram voltados para Havana dos dias 29 de fevereiro a 04 de março. Como acontece todos os anos, o Festival del Habano reuniu profissionais do mundo do charuto, aficionados e imprensa para celebrar uma grande festa homenageando o melhor charuto do mundo.

Em 2016, a grande homenageada do Festival foi a marca Cohiba, por ocasião dos seus 50 anos. De alguma forma todas as atividades do Festival prestavam alguma homenagem a esta que é a marca de charutos mais prestigiada do mundo.

 

Noche de Bienvenida

A noite de abertura do evento foi realizada no Antiguo Almacén del Tabaco y la Madera, na zona portuária de Havana, a exemplo do ano passado, mas desta vez a marca homenageada foi a Hoyo de Monterrey.

Noche de Bienvenida XVIII Festival del Habano
Nesta noite os aficionados puderam conhecer o principal lançamento da marca, o Hoyo de Monterrey Epicure No.2 Reserva Cosecha 2012. Outra grande surpresa foi o Hoyo de Monterrey Elegantes, um perfecto de cepo 47 por 158mm de comprimento, exclusivo para as La Casa del Habano que não havia sido noticiado até então. Este charuto que será vendido em caixas de 10 unidades nas LCDH ao redor do mundo também foi distribuído aos participantes.

XVIII Festival del Habano
Outra surpresa foi a seleção de músicas para o evento. Havia dois palcos e em um deles uma banda com músicas tradicionais de Cuba se apresentava enquanto no outro, outra banda tocava músicas mais moderas. Duas DJ’s também agitaram os participantes que estavam na parte exterior da entrada do Almacén.

Visita a Pinar del Rio

A terça feira foi reservada a visita de uma plantação de tabaco em Pinar del Rio, zona do melhor terroir para plantio de tabaco para charuto do mundo. Durante a visita, aficionados e jornalistas puderam conhecer os processos de plantio, colheita e secagem do tabaco.

O almoço foi servido em um belo restaurante situado no Mural del La Pré-História. Este restaurante fica cercado de belas montanhas e em uma delas há uma pintura que simula uma pintura pré-histórica.

Mural de La Pre Historia

Muita música, charutos e a tradicional cozinha cubana embalaram uma tarde agradabilíssima com um visual estonteante.

Palestras e Degustações

O Palácio de Convenciones foi o placo para palestras e harmonizações entre charutos e bebidas durante manhã e tarde da quarta e quinta feira. Destaque para a aula de como enrolar um charuto doble figurado (considerado o charuto mais difícil de ser enrolado por seu formato que se afina em ambas as pontas) e o concurso da maior cinza, que foi um grande sucesso no ano passado.

Noche de Homenaje al Torcedor

Na noite de quarta feira o charmoso Salón de Protocolo de El Laguito recebeu os convidados para uma noite em homenagem aos torcedores (enroladores) de tabaco, um elo importantíssimo na cadeia de produção do charuto.

Fabrica de Tabaco
A decoração do salão imitava uma fábrica de charutos e imagens de torcedores ornavam as paredes externas e internas. Um belo jantar foi servido e nesta noite foram apresentados o Cuaba 20 Aniversário (cepo 56 por 170mm de comprimento), o H. Upmann Magnum 54 (cepo 54 por 120mm de comprimento) e o Trinidad Topes (cepo 56 por 125mm de comprimento), este último, uma das Edições Limitadas para o ano de 2016.

Umidor Cuaba 20 Aniversário
Um umidor do Cuaba 20 Aniversario com 20 unidades foi rifado nesta noite. Este umidor será vendido exclusivamente nas La Casa del Habano ao redor do mundo, mas deverá chegar ao mercado somente em 2017.

Visita a El Laguito

Talvez um dos dias mais esperados do Festival foi a visita a icônica fábrica dos Cohibas. Os Cohibas atualmente são enrolados também em outras fábricas, mas El Laguito ficou conhecida por ser a casa desta cobiçada marca.

Lá foi onde os Cohibas foram criados e durante anos eram feitos os charutos para o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro. Por esses motivos, a fábrica era quase um segredo de Estado e ainda hoje não é aberta para visitação do público em geral, o que fez com que essa oportunidade fosse ainda mais celebrada para os participantes do Festival.

 

Habanossommelier – Maestro de Maestros

Uma das atividades mais disputadas do festival, o Habanossommelier, teve sua primeira realizada na segunda e terça feira e sua grande final na sexta feira. Este ano, o concurso foi ainda mais interessante, pois elegeria o Maestro de Maestros, ou seja, o melhor de todos os tempos.

Este nome foi dado, porque ao contrário de anos anteriores, em 2016 a competição foi entre os campeões de todas as edições deste evento. O Brasileiro Walter Saes, campeão do Habanossommelier do ano passado conseguiu um honroso quarto lugar. O grande campeão foi o cubano José Luis Matin.

Cena de Gala

A noite mais esperada do Festival fechou com chave de ouro mais uma edição do evento. Os 1.500 participantes que pagaram aproximadamente 700 dólares para participar desta noite estavam ávidos para conhecer de perto os principais lançamentos da Cohiba, a grande homenageada da noite.

Chucho Valdez
Os convidados foram recebidos com o Champagne Moet Chandon enquanto esperavam que as portas do salão principal fossem abertas. Na entrada, o Cohiba Media Corona (cepo 52 por 102mm de comprimento), uma das novidades da marca, foi entregue aos participantes como primeiro charuto da noite. Todos foram presenteados também com um estojo que continha duas unidades do Cohiba Majestuosos 1966 (cepo 58 por 150mm de comprimento).

Umidor Cohiba 50 Aniversario

O grande maestro Chucho Valdéz, que com sua habilidade ao piano, embalou o jantar desta noite tão especial. O encerramento aconteceu com o tradicional leilão de umidores, no qual o dinheiro arrecadado é doado ao Sistema de Saúde Pública de Cuba.

O destaque foi para o leilão do umidor da marca Cohiba, o 1 umidor dos 50 produzidos para a celebração do aniversário da marca com 50 charutos numerados do Cohiba 50 Aniversário (cepo 60 por 178mm de comprimento). A peça foi leiloada por 320 mil euros e foi o umidor mais caro da noite (clique aqui para mais detalhes sobre os lançamentos da Cohiba).

Este festival certamente entrou para a história e mais uma vez celebrou o grande prazer de se fumar um charuto cubano. Que venha 2017!

DEIXE UM COMENTÁRIO