A principal região produtora de tabaco para charutos do Brasil será palco do 1º Festival Origens. Localizada a 116 quilômetros de Salvador, a cidade de Cachoeira receberá aficionados de todo o Brasil e de algumas partes do mundo para conhecer um pouco mais sobre produtos que representam a região e que são referência no mundo: cachaça, café, charuto e chocolate.

Festival Origens

Palco de uma história centenária, o Recôncavo da Bahia é também berço do plantio de tabaco no Brasil. Nesse solo rico em cultura e em características físicas, que torna o Charuto Baiano diferente dos demais em qualidade, será celebrado o 1º Festival Origens do país. Com mais de 450 anos de tradição, o território cuida desde o plantio da semente até o charuto acabado, que é comercializado para várias partes do mundo.

O charuto produzido em terras baianas detém características únicas, que garantem qualidade para competir com os demais charutos presentes no mercado mundial. Essa qualidade é conquistada por conta de diferentes aspectos peculiares do Recôncavo, em relação ao solo, clima, cultura e história. A união desses elementos aliada à expertise do saber-fazer, são ingredientes para a receita do sucesso.

O tabaco brasileiro é muito conhecido e respeitado no exterior e vários dos charutos mais premiados do mundo utilizam deste tabaco na composição do seu blend. Manufaturas da Nicarágua, Honduras e República Dominicana utilizam matéria prima do Brasil para incrementar a qualidade na produção e riqueza de sabor de seus charutos, seja na capa, capote ou miolo.

O Festival Origens oferece aos participantes uma oportunidade única de conhecer a cultura, história e cadeia produtiva do tabaco, além de aprender suas melhores harmonizações. Serão três dias de programação repleta de atividades como visitas às principais manufaturas do país e workshops, que proporcionarão aos visitantes uma viagem na história do tabaco.

PROGRAMAÇÃO

30/11 – Quinta-feira
11h00 às 14h00 – Recepção no Aeroporto Internacional de Salvador e traslado para a cidade de Cachoeira
16h30 – Credenciamento e entrega dos Kits – Cine Teatro Cachoeirano
17h45 – A História do Fumo no Recôncavo Baiano – Cine Teatro Cachoeirano
19h00 – Coquetel de Boas Vindas – Pousada do Convento do Carmo

01/12 – Sexta-feira
07h30 – Visita à Fábrica Menendez Amerino – São Gonçalo dos Campos
10h00 – Visita à Fábrica Monte Pascoal – Governador Mangabeira
12h30 – Almoço na Fazenda Santa Cruz – Muritiba
15h00 – Workshop: Harmonização de chocolates com charuto – Fábrica Dannemann
16h00 – Workshop: Harmonização de cafés com charuto – Fábrica Dannemann
17h00 – Retorno ao Hotel

02/12 – Sábado
07h30 – Visita Terra Dannemann – São Félix
12h00 – Almoço livre
14h00 – Visita Fábrica Leite Alves – Cachoeira
16h00 – Workshop: Harmonização de cachaças com charuto – Fábrica Dannemann
20h00 – Jantar de Encerramento – Pousada do Convento do Carmo

1º Festival Origens
Datas: de 30 de novembro à 02 de dezembro de 2017
Preço inclui: 4 dias e 3 noites, hotel e transfers, Coquetél de Boas Vindas, Almoço na Fazenda Santa Cruz (01/12), Jantar de Encerramento, visitas às fábricas e participação nos workshops.
Valor: R$ 2.300,00
Inscrições: Abertas pelo site do Festival Origens

DEIXE UM COMENTÁRIO